Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 11/12/2017

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta segunda-feira, depois que dados mostraram que a economia dos EUA criou mais empregos do que o esperado no mês passado e o Reino Unido chegou a um acordo com a União Europeia em relação ao Brexit. Agora, os investidores concentram suas atenções no lançamento dos futuros de bitcoin e nas próximas reuniões do Federal Reserve e ECB para essa semana.

O Nikkei 225 do Japão fechou 0,56% maior, sustentada pela alta nas maioria das varejistas e montadoras de automóveis, enquanto as "techs" fecharam sem direção. Sony caiu 1,82% e SoftBank Group subiu 0,83%. 

Do outro lado do Estreito Coreano, o Kospi da Coreia do Sul reverteu as perdas iniciais para terminar 0,30% maior. As montadoras e algumas ações de tecnologia declinaram. Hyundai Motor caiu 5,36% e a Samsung Electronics diminuiu 0,42%. Samsung Heavy Industries anunciou que Joonou Nam será o novo CEO, após a renúncia de seu último executivo-chefe, afirmou a Reuters. As ações encerraram 1,31% menor depois de cair cerca de 10% na sessão anterior.

Abaixo, o ASX 200 da Austrália fechou 0,07% maior. Os subíndices de energia e materiais avançaram, enquanto os "stocks" de serviços públicos e de saúde recuaram. As principais mineradoras se beneficiaram dos números melhores do que o esperado dos dados de comércio da China na sessão anterior: Rio Tinto adicionou 0,40% e a BHP fechou 0,11% maior.

O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 1,14%, impulsionado pelo forte desempenho dos cassinos, players relacionados à energia e pelo setor financeiro. Wynn Macau avançou 5% e HSBC Holdings adicionou 2%. Nos mercados continentais o dia também foi de ganhos. O Shanghai Composite subiu 1% e o Shenzhen Composite aumentou 1,49%, com o setor de tecnologia entre os com melhores performances nos mercados chineses.

A inflação ao consumidor da China cresceu 1,7% em novembro em relação ao ano anterior, em comparação com um ganho de 1,9% em outubro, disse o National Bureau of Statistics. Os preços dos alimentos caíram 1,1% em relação ao ano anterior, diminuindo pelo 10º mês consecutivo, após queda de 0,4% em outubro. Os preços não alimentares cresceram 2,5% ao ano, em comparação com o crescimento anual de 2,4% em outubro.

A leitura da inflação ficou aquém da expectativa de ganho de 1,8% por economistas. As autoridades políticas em Pequim esperam manter a inflação em cerca de 3% neste ano. No mês a mês, o IPC manteve-se inalterado em novembro em relação ao mês anterior. Em outubro, o índice subiu 0,1% em relação ao mês anterior. O índice de preços de produtores subiu 5,8% em novembro, ante um aumento de 6,9% em outubro. A leitura dos preços da fábrica veio em linha com a previsão dos economistas. O IPP aumentou 0,5% em novembro em relação ao mês anterior. Em outubro, ele cresceu 0,7% em relação ao mês anterior.

O bitcoin saltou após o início das negociações dos futuros da moeda digital. A criptomoeda foi negociado em US $ 16.587,84, de acordo com dados da Coindesk . Enquanto isso, o contrato de janeiro para futuros do bitcoin quebrou o nível de US $ 18.000 depois de abrir a sessão em US $ 15.460.

O Cboe Futures Exchange começou a operar em futuros de bitcoin sob o símbolo XBT. O Cboe é o primeiro dos mercados regulados nos Estados Unidos a oferecer um contrato de futuros para a criptomoeda. O site do Cboe Global Markets ficou temporariamente sobrecarregado quando os futuros da criptomoeda começaram a operar no domingo, mas a empresa disseque seus sistemas de negociação estavam "funcionando normalmente".

O Bitcoin ja saltou de mais de 1.600% desde o início do ano e fechou em US $ 16.700 em 7 de dezembro, apesar de ter atingido a marca dos US $ 19.000 pelo menos uma vez.

O dólar foi ligeiramente mais suave contra uma cesta de rivais, em 93,815, ante níveis abaixo de 93,300 observados na semana anterior. É esperada uma firmeza do dólar nesta semana, pois os mercados esperam uma alta da taxas de juros do Federal Reserve no final de sua reunião de dois dias na quarta-feira.

Entre outras moedas, o iene japonês firmou, negociando à 113,42 dólares. O dólar australiano negociou em US $ 0,7531 e o euro foi negociado em US $ 1,1785, durante o pregão asiático.

O dólar da Nova Zelândia reagiu depois que o ministro das finanças do país, Grant Robertson, disse em um comunicado que Adrian Orr assumirá o cargo de governador do Reserve Bank da Nova Zelândia. A moeda subiu mais de 1% para uma máxima de duas semanas em US $ 0,6922 por dólar americano. 

EUROPA: A maioria dos mercado europeus operam em anta nesta segunda-feira de manhã. Os investidores se concentram nas próximas reuniões de política monetária dos bancos centrais da Europa e EUA. O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,15%, com a maioria dos setores se movendo em território positivo.

O setor bancário operam em alta, com o HSBC e Commerzbank liderando os ganhos no setor. No caso específico do credor britânico, os ganhos são impulsionados pela notícia de que o Departamento de Justiça dos EUA reconheceu o progresso do HSBC no fortalecimento do seu programa de combate à lavagem de dinheiro, mas no geral, os ganhos no setor bancário são suportados pelas expectativas de taxas de juros mais elevadas.

No Reino Unido, o FTSE 100 segue negociando em torno de uma alta de duas semanas, liderado pelos setores de bens financeiros e de consumo. Na sexta-feira, o benchmark saltou 1%, registrando o maior ganho desde 28 de novembro. Durante toda a semana passada, o FTSE 100 subiu 1,3%.

A libra recua diante do euro e do dólar, na sequência das perdas de sexta-feira. Os analistas atribuem a queda da libra esterlina às expectativas de que o governo do Reino Unido avançará nas suas propostas sobre Brexit antes do encontro dos líderes da União Europeia na quinta e sexta-feira. A queda na libra esterlina normalmente fortalece ações de empresas multinacionais que fazem a maioria de seus ganhos no exterior. Uma libra mais fraca pode aumentar os lucros uma vez que eles são convertidos de outras moedas para libra esterlina.

Os investidores estão olhando para as atualizações de políticas monetárias do Banco da Inglaterra e do Banco Central Europeu na quinta-feira. Antes disso, o Federal Reserve dos EUA fará seu anúncio na quarta-feira, esperando um aumento de um quarto de ponto percentual da taxa de juros.

O movimento nos EUA é visto como um impulso para o setor bancário. O setor de mineração também avança em Londres. Anglo American sobe 1,8%, Antofagasta adiciona 2,5%, BHP Biliton sobe 1,8%, enquanto Rio Tinto opera em alta de 1,9%.

EUA: As ações dos EUA fecharam em alta na sexta-feira após o lançamento do relatório de empregos mais otimista do que o esperado. A economia dos EUA adicionou 228 mil empregos no mês passado, de acordo com o Bureau of Labor Statistics. Os economistas esperavam um ganho de 200 mil. A taxa de desemprego manteve-se estável em 4,1%. Os ganhos horários médios, um componente observado de perto pelo Fed, aumentaram 0,2% em novembro e 2,5% no ano. Os economistas esperavam um aumento mensal de 0,3% e 2,7% no ano. Segundo analistas, o Fed pode tirar parte da pressão de manter sua previsão de três aumento de sua taxa no próximo ano se os salários suavizarem. O Federal Reserve deve se reunir nesta semana, com analistas esperando que o banco central eleve as taxas de juros na quarta-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,15%
SP500: +0,05%
NASDAQ: +0,14%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário