Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 03/10/2017

ÁSIA: Os mercados da Ásia negociaram majoritariamente em alta nesta terça-feira, após as bolsas dos EUA fecharem em novos recordes graças aos dados positivos dos EUA.

O Nikkei do Japão subiu 1,05%, para 20.614,07 pontos e o índice Topix subiu 0,65%, em 1.684,46 pontos. O iene japonês negociou em 113,10 por dólar, enfraquecendo diante da alta anterior de 112,63. Isso ajudou as ações exportadoras que se beneficiam de um iene fraco. Nissan Motor subiu 1,66%, enquanto Toyota, Mazda e Honda avançaram aproximadamente 0,6% cada.

O índice Hang Seng de Hong Kong retornou a negociações na terça-feira, depois de ficar fechado na segunda-feira. O HSI subiu 2,25%, o Nifty 50 da Índia avançou 0,7%, enquanto o índice Straits Times de Singapura recuou 0,52%.

Na Austrália, o ASX 200 caiu 0,49%, em 5.701,44 pontos. O dólar australiano fechou em US $ 0,7811, recuperando-se de uma baixa anterior de US $ 0,7783 após a decisão do Reserve Bank of Australia de deixar sua taxa de juros em um recorde de baixa de 1,5% pelo 14º mês consecutivo. O governador do RBA, Philip Lowe, disse em um comunicado que a economia australiana cresceu 0,8% no trimestre de junho e este resultado e outros dados recentes são consistentes com a expectativa do Banco de que o crescimento da economia australiana irá gradualmente aumentar no próximo ano. Ele também disse que, nos últimos meses, tem havido "sinais mais consistentes de que os investimentos das empresas ex-mineração está se recuperando" e que um grande investimento em infraestrutura também está apoiando as perspectivas econômicas do país. Por outro lado, Lowe disse que o crescimento lento dos salários e os altos níveis de endividamento das famílias provavelmente restringirão o crescimento das despesas domésticas. O governador acrescentou que o dólar australiano se fortaleceu contra o dólar desde meados do ano e que a taxa de câmbio mais alta está pesando sobre as perspectivas de produção e emprego.

As principais ações do setor bancário australiano caíram. ANZ caiu 0,1%, o Commonwealth Bank caiu 1,55%, Westpac desvalorizou 0,37% e National Australia Bank declinou 0,69%. As mineradoras fecharam sem direção. Rio Tinto e Fortescue ganharam 0,6 e 0,8%, respectivamente e BHP Biliton fechou em baixa de 0,1%.

No mercado de câmbio, o índice do dólar, que mede o dólar em relação a uma cesta de moedas, foi negociado em 93,676, subindo frente aos 92,500 da semana anterior. Segundo analistas, a força do dólar não é unilateral. Ele sugeriu que os acontecimentos que se desenrolam na Catalunha, riscos emergentes da zona do euro, Brexit e incertezas eleitorais no Japão podem ter contribuído para a força do dólar contra as principais moedas.

Em outros mercados, os preços do petróleo caíram na terça à tarde durante o horário da Ásia. Analistas apontaram para uma produção de OPEP mais alta do que o esperado em setembro ser suficiente derrubar os preços da commodity e que o "prolongado posicionamento especulativo em nos contratos" foi o verdadeiro culpado por trás da queda dos preços do petróleo na sessão anterior.

Os mercados da Coréia do Sul e da China permanecem fechados devido feriados públicos.

EUROPA: Os mercados de ações europeus negociam em uma faixa específica nesta terça-feira, respirando após uma série de oito dias de alta após os investidores absorverem os desenvolvimentos na Catalunha depoids o caótico referendo de independência no fim de semana.

O índice Stoxx Europa 600 sobe 0,12%, negociando em torno de seu nível mais alto desde meados de junho. Na segunda-feira, o índice pan-europeu subiu 0,5%, impulsionado por um euro mais fraco, depois que o referendo catalão resultou em confrontos violentos entre eleitores e policiais. Líderes catalães disseram que estão pensando em fazer uma declaração de independência ainda nesta semana, visto que cerca de 90% dos eleitores que votaram no domingo apoiam uma divisão da Espanha. Mas o governo central da Espanha declarou a eleição ilegal e o ministro da Justiça, Rafael Catalá, advertiu que Madrid fará "tudo o que for possível" para evitar uma separação.

O euro sobe contra o dólar nesta terça-feira, obtendo US $ 1,1737 ante US $ 1,1734 no final da segunda-feira em Nova York. 

Segundo analistas, os riscos políticos tem aumentado gradualmente nas últimas duas semanas; começou com a eleição federal alemã, que resultou no fortalecimento do parido pró-independência da extrema direita e agora a Catalunha, ou seja, a política claramente ofusca a melhoria econômica na zona do euro e isso, segundo os mesmos, provavelmente continuará no resto da semana.

Os bancos espanhóis, que estavam entre as maiores baixas na segunda-feira, recuperam-se na terça-feira. Ações da CaixaBank sobem 1,01%, Banco Santander ganha 0,4% e Bankia adicionam 1,1%. O índice IBEX 35 da Espanha continua a cair nesta terça-feira, na sequência da queda da segunda-feira.

O FTSE 100 do Reino Unido luta para definir uma direção nesta terça-feira e opera entre pequenos ganhos e perdas. Uma queda na terça-feira quebraria uma série de quatro sessões de alta do benchmark de Londres, depois que fechou no nível mais alto desde 9 de agosto na segunda-feira. 

O setor de construção do Reino Unido contraiu inesperadamente em setembro, com o índice PMI de construção caindo para 48,1, ante 51,1 em agosto. É a primeira vez que o índice fica abaixo do limite crucial 50 que separa a contração do crescimento em 13 meses.  A IHS Markit disse que há um déficit de novas obras para substituir os projetos concluídos e isso começou a pesar muito no setor de construção do Reino Unido. As empresas de construção civil do Reino Unido experimentam seu período mais longo de queda de obras desde o início de 2013. 

Na segunda-feira, um relatório mostrou que o PMI de fabricação caiu mais do que o esperado em setembro, embora o setor ainda permaneça em território de expansão. A libra  escorregou após o relatório, para comprar $ 1,3252 em comparação com US $ 1,3277 da segunda-feira.

Ações de companhia aérea avançam, somando aos ganhos registrados na segunda-feira após colapso da Monarch. As ações da easyJet sobem 1,02%, as da International Consolidated Airlines avançam 0,25% e em Dublin, a Ryanair Holdings apresenta ganhos de 0,7%. As mineradoras também tem um dia positivo. Anglo American sobe 1,9%, Antogafasta adiciona 0,4%, BHP Biliton sobe 0,6% e Rio Tinto adiciona 1,1%. Em sentido contrário, as ações da Coca-Cola caem 2,39% após a empresa anunciar que o diretor executivo Dimitris Lois faleceu.

Os preços dos produtores na zona do euro aumentaram 0,3% em agosto, em comparação com os preços estáveis ​​em julho. As estimativas de consenso era de uma leitura de 0,1%, de acordo com o FactSet.

Os mercados de ações alemães estão fechados em comemoração ao Dia da Unidade Alemã. O DAX 30 marcou um novo recorde de fechamento na segunda-feira, com alta de 0,58%, em 12.902,65 pontos.

EUA: Os futuros de ações dos EUA operam entre pequenos ganhos e perdas na manhã desta terça-feira. O S & P 500 tenta buscar a sua sexta sessão consecutiva de ganhos e consequentemente outro recorde de fechamento.

Na segunda-feira, o S & P SPX, DJIA e Nasdaq Composite renovaram suas máximas de todos os tempos, ignorando o tiroteio em massa de domingo em Las Vegas. O S & P aumentou para cinco sessões consecutivos de alta, a série mais longa de alta desde o avanço de seis sessões que terminou em 1 de setembro. O Dow subiu quatro sessões consecutivas, enquanto o Nasdaq aumentou por cinco sessões seguidas. Os mercados americanos começaram a nova semana e trimestre da mesma forma que terminaram o anterior, registrando novos recordes.

As altas de ontem foram ajudadas por uma pesquisa de manufatura da ISM surpreendentemente forte para setembro, que não mostrou nenhum impacto de interrupção causada pelos recentes furacões no sudeste do país. Alguns estrategistas estão pessimistas após o S & P acumular ganho de 13% no ano e que as ações poderiam perder terreno à medida que o Federal Reserve encerre suas políticas monetárias acomodatícias.

Na agenda econômica, os números de setembro para as vendas de automóveis dos EUA devem ser lançados ao longo da sessão, com economistas esperando que tenham sido vendidos 17,3 milhões de veículos no país.

O governador da Reserva Federal, Jerome Powell, deve falar sobre os regulamentos financeiros dos EUA às 9h30, em Washington DC.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,04%
SP500: -0,06%
NASDAQ: +0,06%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário