Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 08/08/2017

ÁSIA: Os índices asiáticos fecharam mesclados nesta terça-feira, com o dólar dos EUA enfraquecendo no início da negociação asiática depois de ganhos no dia anterior. Investidores também digeriram os dados comerciais de julho da China. 

As exportações de julho aumentaram 7,2% em dólares, enquanto as importações aumentaram 11,0% em dólares. Analistas entrevistados pela Reuters esperavam um aumento de 10,9% nas exportações chinesas em julho, ante um ano atrás. As importações de julho deveriam aumentar 16,6% em dólares. Em renminbi, as exportações cresceram 11,2% e as importações aumentaram 14,7%. 

A desaceleração das importações parece ter sido impulsionada pela queda de importações de commodities industriais, bem como volumes e preços mais baixos. Os números não foram totalmente decepcionantes, visto que o arrefecimento já havia sido antecipada até certo ponto, mas isso sugere uma possível desaceleração na demanda doméstica no mês passado.

O volume de negociação foi baixo, com analistas atribuindo a falta de grandes lançamentos de dados econômicos e a temporada europeia de férias de verão.

O Índice Hang Seng de Hong Kong inverteu perdas anteriores para subir 0,59%, enquanto no continente, o Shanghai Composite ganhou 0,11% e o Shenzhen Composite subiu 0,36%.

O dólar australiano, que é sensível aos dados econômicos chineses, subiu, assim como o iene japonês, que atingiu seu nível mais forte em relação ao dólar dos EUA.

As ações australianas abriram modestamente mais alto, mas rapidamente deslizaram; O S & P / ASX 200 caiu 0,52%, para fechar em 5.743,75 pontos, impulsionado por perdas nos subíndices de energia e industrias. BHP Billiton recuou 0,2%, Fortescue caiu 2% e Rio Tinto recuou 0,9%. Enquanto isso, subíndice financeiro pesadamente ponderado também recuou com o prosseguimento do escândalo bancário permanecendo no centro das atenções. O Commonwealth Bank of Australia estaria retirando o bônus de seu CEO e anteriormente culpou um erro de software por uma série de transações que violaram a lei contra lavagem de dinheiro. As ações do CBA encerraram 1,07%, em linha com as quedas de seus pares australianos.

O Nikkei 225 do Japão caiu 0,30% e fechou abaixo dos 20 mil pontos, em 19.996,01 pontos, com o iene sendo negociando a  ¥ 110,60, abaixo dos níveis em torno de 110,7 visto na sessão anterior. O iene mais forte prejudica as vendas dos exportadores japoneses.

Do outro lado do Estreito Corano, o índice Kospi da Coreia do Sul subiu 0,17%, para terminar em 2.394,73 pontos. O vice-presidente do Grupo Samsung, Jay Y. Lee, enfrenta acusações ligadas à suborno que derrubou a ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Promotores sul coreanos pedem uma condenação de 12 anos, cujo tribunal deverá proferir decisão em 25 de agosto. Samsung Electronics subiu 0,29%, enquanto outras empresas do grupo, incluindo a Samsung Heavy e a Samsung Engineering, foram pressionadas. Korea Electric Power Corporation, viu suas ações subirem 1,14% depois de cair mais de 1,5% no início da sessão. A mudança ocorreu depois que a empresa de serviços públicos anunciou na segunda-feira que o lucro líquido do segundo trimestre caiu próximo de 80%.

Os preços do petróleo subiram depois de negociar em baixa na maior parte da sessão da Ásia. O petróleo havia recuado na sessão anterior devido a preocupações com o fornecimento. A Reuters informou na segunda-feira que a produção do maior campo de petróleo da Líbia se recuperou depois que enfrentou interrupções causadas por manifestantes.

EUROPA: As bolsas europeias operam entre ligeiras baixas e altas, pressionadas por dados comerciais decepcionantes da Alemanha e da China, lançando dúvidas sobre as perspectivas dessas poderosas economias. O Stoxx Europe 600 recua 0,05%, pesadas pelos setores de bens de consumo e materiais básicos, enquanto os grupos de petróleo, gás, serviços e indústrias avançam. O índice de referência pan-europeu terminou em baixa de 0,1% na segunda-feira.

A Alemanha mostrou que as exportações caíram 2,8% em relação ao mês de junho, o primeiro declínio nas exportações deste ano. As importações recuaram 4,5%, aumentando ligeiramente o superávit comercial. Os dados comerciais seguem o relatório da segunda feira que mostrou um declínio inesperado na produção industrial no final do segundo trimestre. Enquanto isso, na França, o déficit da conta corrente aumentou em junho, após as exportações diminuírem ligeiramente.

O DAX 30 da Alemanha e o CAC 40 da França operam em ligeira alta.

No Reino Unido, o British Retail Consortium reportou um menor crescimento nas vendas em julho. As vendas no varejo cresceram anualmente 0,9%, em comparação com um aumento de 1,2% em junho, favorecendo as varejistas. Enquanto isso, a Confederação de Recrutamento e Emprego (REC) disse na terça-feira que a falta de pessoal piorou no mês passado, com recrutadores do Reino Unido estão culpando o Brexit. 

O FTSE 100 do Reino Unido recuam com ações de mineração e bens de consumo pesando sobre o benchmark. Na segunda-feira, o FTSE 100 subiu 0,3% e registrou seu maior fechamento desde 2 de junho. As mineradoras sofrem pressão por conta do lançamento dos dados comerciais chineses, que mostraram um crescimento mais lento em julho do que nos últimos meses. A China é um importante comprador de metais preciosos e industriais. Anglo American perde 0,04%, Antofagasta cai 0,5%, BHP Billiton recua 0,3% e Rio Tinto opera em baixa de 1,1%. As ações de mineração subiram na segunda-feira devido aumento significativo nos preços do minério de ferro.

EUA: Os futuros de ações dos EUA apontam para poucas mudanças na abertura desta terça-feira, com o Dow e S & P 500 mantendo-se perto de suas máximas de fechamento de todos os tempos. Na segunda-feira, o DJIA alcançou o nono recorde consecutivo, enquanto o S & P 500 também terminou em um novo recorde. O Nasdaq Composite subiu para o melhor fechamento desde final de julho.

Os investidores se preparam para outra rodada de relatórios de ganhos de empresas como CVS Health Corp. e Dean Foods Co.

Sentimento entre proprietários de pequenas empresas saltou em julho, informou a Federação Nacional de Negócios Independentes no início de terça-feira. Um relatório de junho sobre as ofertas de emprego é devido às 11 horas, horário de Brasilia. Nenhuma autoridade do Federal Reserve está previsto para fazer discursos na terça-feira.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h00 - JOLTS Job Openings (pesquisa mensal em diferentes indústrias em que analisa contratações, abertura de emprego, demissões, recrutamentos, etc);
11h00 - IBD/TIPP Economic Optimism (mede o nível de confiança do consumidor e o otimismo quanto à atividade econômica);

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,01%
SP500: -0,09%
NASDAQ: -0,03%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário