Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 04/08/2017

ÁSIA: A maioria dos mercados asiáticos fechou em baixa nesta sexta-feira, depois que as bolsas dos EUA sofreram pressão por conta de um relatório de investigação sobre Trump e sua campanha.

O ASX 200 da Austrália caiu 0,25%, em 5720,60 pontos, pesado pelo sub-índice financeiro fortemente ponderado. As ações do Commonwealth Bank caíram 3,87%. A agência de informações e inteligência financeira do governo australiano alegou na quinta-feira que o banco violou as leis de lavagem de dinheiro ao permitir que suas máquinas automáticas aceitassem depósitos de grande valores sem monitorar as identidades dos usuários, mesmo quando os depósitos excediam 10.000 dólares australianos, o limite para informar a transação para os reguladores. A denúncia diz que pode ter havido mais de 50.000 violações relacionadas com lavagem de dinheiro. Em um comunicado, a CBA, o maior banco da Austrália, disse que estava revisando o pedido e apresentaria sua defesa. Entre outros bancos, a ANZ caiu 0,3%, a Westpac recuou 0,54% e National Australia Bank subiu 0,20%.

As ações da Sims Metal despencaram 12,47% depois que a empresa anunciou seu lucro para todo o ano fiscal, antes de juros e impostos ficaria entre US $ 180 milhões e US $ 185 milhões e que o CEO e o CFO poderiam sair. Entre as principais mineradoras australianas, BHP Billiton subiu 0,5%, Fortescue avançou 0,8% e Rio Tinto fechou em alta de 1,8%.

O Nikkei do Japão caiu 0,38%, em 19.952,33 pontos, enquanto o índice Topix recuou 0,15%, com o dólar caindo abaixo de ¥ 110, para uma baixa de sete semanas no início do pregão. Os rendimentos das obrigações tiveram novas quedas após o Banco da Inglaterra cortar na quinta-feira as previsões de crescimento econômico, encerrando a perspectiva de maiores taxas de juros no Reino Unido neste ano. Uma moeda doméstica mais forte e preços dos títulos maiores são pontos de pressão para exportadores e seguradoras japonesas.

Do outro lado do estreito coreano, o Kospi terminou 0,36% maior,depois de vacilar entre positivo e negativo durante toda sessão.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,12% e no continente, o Shanghai Composite perdeu 0,35% e o Shenzhen Composite recuou 0,57%.

O Wall Street Journal informou na quinta-feira que Robert Mueller, o conselheiro especial que supervisiona a investigação de um possível conluio da campanha de Trump com a Rússia, criou um júri em Washington, que segundo o jornal, significa que a investigação se intensificar e pode se estender "por meses". Analistas disseram que embora a notícia não seja particularmente uma "grande surpresa", o fato serviu para os rendimentos do dólar e do Tesouro caíssem um pouco antes do fechamento do mercado americano.

O índice do dólar, que mede o dólar em relação a uma cesta de moedas, foi negociado em 92,752, recuando de níveis acima de 93,200 visto no início da semana. Em meio à aversão ao risco, o iene japonês se fortaleceu em relação ao dólar, com o par sendo negociado a 109,82, em comparação com os níveis acima de 111,0 alcançados na semana anterior.

Enquanto isso, o dólar australiano caiu para US $ 0,7930, ante cerca de US $ 0,7955 após a declaração de política monetária do Reserve Bank of Australia (RBA), indicando que o banco central estava mais confiante com o crescimento econômico e não esperava que o desemprego ou o crescimento dos salários melhorassem muito. O RBA também criticou a recente força do dólar australiano, advertindo que poderia pesar sobre o crescimento e a inflação. Analistas disseram que a declaração implica que a RBA poderia aumentar as taxas de juros antes do esperado e há dúvidas se o crescimento do PIB ou da inflação corresponderá às expectativas do banco, o que significa que as taxas podem ficar em 1,5% por mais dois anos ainda. No início da semana, o RBA manteve sua taxa inalterada em 1,50% e o governador Philip Lowe disse que as previsões do banco central para a economia australiana estão "praticamente inalteradas".

EUROPA: Os mercados europeus avançam ligeiramente na manhã desta sexta-feira, com investidores monitorando os relatórios trimestrais, reagindo às incertezas políticas na Casa Branca e aguardando os números do relatório oficial de emprego americano. O índice Stoxx Europa 600 sobe 0,09%, liderado por serviços ao consumidor, saúde e finanças, enquanto os setores de utilidade e materiais básicos imprimem ganhos modestos. O benchmark pan-europeu segue em curso para um aumento semanal de 0,1%, o que marcaria o primeiro aumento semanal em três.

Swiss Re cai 3,16% e é uma das ações que lideram a baixa no Stoxx 600, após a companhia de resseguro com sede em Zurique dizer que o lucro líquido do primeiro semestre caiu para US $ 1,21 bilhão, ante US $ 1,87 bilhão no mesmo período do ano passado. O resultado obteve um golpe de US $ 360 milhões devido solicitações de indenizações por conta do Cyclone Debbie, que percorreu a região australiana no final de março.

Entre as mineradoras listadas em Londres operam em território positivo. Anglo American sobe 1,3%, BHP Billiton sobe 0,3%, Glencore avança 0,9% e Rio Tindo sobe 2,1%.
O banco central do Reino Unido manteve taxas de juros em níveis ultra baixos na sessão anterior.

EUA: Os futuros de ações americanos avançam a espera do relatório de emprego de julho que poderá ajudar na orientação do próximo movimento de política do Federal Reserve. Dow Jones Industrial Average deve caminhar para o seu oitavo registro de alta após subir para 22.026,10 pontos na quinta-feira.

O foco principal nesta sexta-feira é o relatório de emprego para julho, programado para ser lançado às 9h30 da manhã, horário de Brasilia. Os economistas esperam que 180 mil empregos tenham sido adicionados à economia dos EUA no mês passado, enquanto a taxa de desemprego deve cair para 4,3%, ante 4,4%. Os ganhos salariais devem expandir expansão, mostrando crescimento de 0,3% em comparação com 0,2% de junho.

O relatório é considerado crucial para o Federal Reserve, pois ela deve decider se eleva as taxas de juros mais uma vez neste ano ou mantê-lo em espera. Depois de uma série recente de leituras econômicas fracas, os investidores estão começando a duvidar de um maior aperto monetário no curto prazo. Essas dúvidas ajudam a enviar o dólar para baixo.

Não há membros do Fed programados para falar publicamente na sexta-feira.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Relatório de Emprego, composto por: Unemployment Rate (taxa de desemprego), Nonfarm Payrolls (pesquisa realizada em cerca de 375 mil empresas, que mostra o número de empregos gerados na economia, excetuando-se agricultura e pecuária), Average Workweek (média de horas trabalhadas por semana) e Hourly Earnings (média de remunerações por hora trabalhada);
9h30 - Trade Balance (balança comercial - mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país);


ÍNDICES FUTUROS - 8h40:
Dow: +0,28%
SP500: +0,13%
NASDAQ: +0,17%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário