Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 10/08/2017

ÁSIA: Os mercados na Ásia permaneceram nervosos nesta quinta-feira, embora a escalada das tensões em torno da Coreia do Norte aparentemente tenha diminuído ligeiramente durante a noite. A demanda por ativos de abrigo seguro foi moderada depois de avançar na terça-feira com o "fogo e fúria"  do presidente Donald Trump sobre a continuidade das ameaças do estado de eremita, sugerindo que poderia atacar Guam. Observadores do mercado sugeriram que as tensões pareciam ter esfriado um pouco, mas em um segundo dia de ameaças específicas dirigidas aos EUA, a Coreia do Norte criticou o presidente Donald Trump e ameaçou explicitamente atacar a base militar dos EUA.

A aversão ao risco foi muito forte na Europa, mas teve uma recuperação na sessão dos EUA. As moedas de refúgio mantiveram a demanda, mas os ganhos suavizaram ligeiramente. Os preços do ouro continuou a demanda, negociando em torno da máxima de dois meses. Os preços do ouro spot ficou em US $ 1.279,13 por onça. Durante o horário asiático, o franco suíço cedeu um pouco do terreno depois de subir na quarta-feira, com o dólar comprando 0,9660 francos suíços, ante 0,9629 francos durante o horário ocidental.

A moeda japonesa negociou em 109,94 ienes por dólar, com o dólar recuperando marginalmente depois de atingir a mínima de 109,87 ienes na terça-feira. O Nikkei 225 do Japão caiu 0,05%, para 19.729,74 pontos, com investidores cautelosos antes de um fim de semana de três dias.  Os investidores no Japão também digeriram o anúncio da terceira queda consecutiva nas encomendas de máquinas em junho. As ordens caíram 1,9%, em comparação com uma previsão de 3,7%. As encomendas de máquinas são consideradas uma medida importante, pois ela pode influenciar o sentimento do mercado.

Kospi da Coreia do Sul caiu 0,38% e terminou em 2359,47 pontos, estendendo a perda da última sessão. O won coreano continuou a perder terreno, com o dólar comprando até 1.144,50 won, em comparação com  1,127 do início da semana.

Os mercados na Austrália, que subiram quarta-feira, enquanto os mercados da Ásia-Pacífico caíam, tiveram uma leve queda nesta quinta-feira. O S & P / ASX 200 caiu 0,08%, a 5760,90 em meio à declínios moderados nos subíndices energético e financeiro. Com a alta do ouro, Newcrest Mining, o maior produtor de ouro da Austrália, subiu 3,8%, o seu terceiro ganho seguido. Em sentido contrário, a Rio Tinto caiu 2,3% à medida que a mineradora negociava ex-dividendo, enquanto o rival BHP Billiton caiu 0,7%.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,13%, lideradas por ações do setor financeiro. O HSBC caiu mais de 2%, assim como as principais empresas chinesas. O índice avançou em 19 das 22 sessões no mês passado, antes da recessão de quarta-feira com as crescentes preocupações geopolíticas. Nos mercados continentais desistiram dos ganhos iniciais. O Shanghai Composite caiu 0,42% e o Shenzhen Composite recuou 0,69%.

Assim como em Hong Kong, os bancos recuaram em Taiwan, assim como algumas ações de tecnologia. As fornecedoras da maçã Largan e Hon Hai recuaram.

O banco central filipino manteve sua taxa de referência estável em 3%.

Analistas dizem que embora os riscos geopolíticos na Península Coreana pesem sobre os mercados asiáticos, os investidores devem mudar seu foco para a política monetária no final da semana.

EUROPA: As bolsas europeias recuam na manhã de quinta-feira, enquanto os investidores monitoram novos ganhos corporativos e as tensões geopolíticas em torno da Coreia do Norte. O Stoxx Europe 600 cai 0,47%, liderado por perdas no grupo industrial. Os setores de serviços públicos e de saúde são um dos poucos que apresentam ganhos. O índice de referência pan-europeu caiu 0,7% na quarta-feira, em um "sell-off" provocado por tensões entre os EUA e a Coreia do Norte.

O setor de recursos básicos sofrem no comércio da manhã. A Glencore aumentou sua meta de resultados, mas suas ações caem 1,9%. A maior mineradora do mundo, BHP Billiton disse que vai investir significativamente em seu negócio de níquel, como aumento da demanda por veículos elétricos. Suas ações recuam 0,1% nos negócios da manhã. Entre outras mineradoras listadas em Londres, Anglo American cai 2,3%, Antofagasta recua 1,6% e Rio Tinto perde 2,3%.

A Thyssenkrupp reportou lucros melhores do que o esperado no terceiro trimestre, apoiados por um aumento nos preços do aço. O papel sobe 1,2% na manhã desta quinta-feira.

Em outras notícias corporativas, o banco italiano Intesa Sanpaolo deve comprar o banco privado suíço Banque Morval por um valor entre 150 milhões a 200 milhões de euros (US $ 176 milhões a US $ 235 milhões), informou a Reuters.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai nesta quinta-feira, pesadas por perdas entre os construtores de casas após números fracos no setor imobiliário, enquanto um número de 100 empresas do FTSE negociam ex-dividendo. O setor de utilidade e  ações de petróleo e gás lideram os ganhos. O referencial caiu 0,6% na quarta-feira, quando os investidores fugiram dos chamados ativos de risco à medida que as tensões entre os EUA e a Coreia do Norte aumentavam.

Entre os dados divulgados na quinta-feira, o déficit comercial do Reino Unido aumentou em junho devido a uma queda nas exportações. O déficit comercial passou de £ 2 bilhões (US $ 2,60 bilhões) em maio para £ 4,56 bilhões (US $ 5,92 bilhões) em junho. Na França, a produção industrial contraiu 1,1% em junho.

EUA: Os futuros de ações dos EUA apontaram para mais perdas em Wall Street nesta quinta-feira, já que as tensões entre os EUA e a Coreia do Norte que estavam atenuando, voltaram a aumentar depois que um comandante do exército norte-coreano disse que o "diálogo sadio não é possível com Trump" e "somente a força absoluta pode trabalhar com ele", de acordo com a mídia estatal. A Coreia do Norte também apresentou planos detalhados de como seria lançado um ataque de mísseis nas bases militares dos EUA em Guam.

Do lado corporativo, os investidores receberão os balanços da Macy's Inc. e da Kohl, juntamente com uma atualização sobre os preços ao produtor. 

Na sessão anterior, a tensão geopolítica fez com que o Dow interrompesse uma série de nove sessões consecutivas de alta.

Entre os dados econômicos de hoje, incluem as reivindicações de desempregados semanal às 9h30 da manhã, junto com os preços ao produtor para julho. O orçamento federal para julho está programado para ser lançado às 14h00.

O presidente do Federal Reserve de Nova York, William Dudley, falará sobre a desigualdade salarial na região de Nova York às 11h00.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: -0,25%
SP500: -0,41%
NASDAQ: -0,61%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário