Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 03/08/2017

ÁSIA: Os índices asiáticos fecharam em baixa nesta quinta-feira depois que o Dow fechou acima dos 22.000 pontos e o dólar apresentar uma ligeira recuperação.

O Nikkei do Japão caiu 0,25%, para fechar em 20.029,26 pontos, com o dólar enfraquecer contra o iene japonês, fechando em ¥ 110,65.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 deslizou 0,16% e fechou a sessão em 5.735,12 pontos, impulsionado pela fraqueza nos subíndices de materiais e serviços de telecomunicações e financeiro. A gigante da mineração Rio Tinto caiu 2,6%, apesar de publicar lucros no primeiro semestre e que mais dobrou seu dividendo. Suas rivais BHP Billiton caiu 0,8% e Fortescue Metals recuou 1,2%. Os futuros chineses de vergalhão de aço ficaram perto de seu nível mais forte em mais de quatro anos, apoiados pela demanda firme e por uma maior oferta após a repressão de Pequim na produção de aço de baixo teor. Segundo analistas, a força sustentada no mercado de aço poderá manter as margens de lucro dos produtores chineses até o final do ano, acrescentando que deverá estimular o apetite por minério de ferro como matéria-prima. A barra de vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 0,1% para 3724 yuans (US $ 698) a tonelada. O produto para aço de construção atingiu 3759 yuan na terça-feira, a cotação mais alta desde setembro de 2013.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,28% e no continente o Shanghai Composite deslizou 0,35% após o lançamento do PMI de serviços da China pela Caixin Media, que mostrou um crescimento mais lento do que no mês anterior. O PMI de serviços para julho ficou em 51,5, um pouco abaixo da leitura de 51,6 de junho. O número de julho também coincidiu com a leitura de abril, que foi a mais baixa desde maio de 2016.

Os mercados da Coreia do Sul registraram algumas das quedas mais íngremes da região, com os Kospi recuando 1,68%, em 2.386,85 pontos. O índice mais amplo Kosdaq caiu 2,19% para terminar em 643,09 pontos. Ainda assim, analistas de mercado consideraram a queda como um desenvolvimento saudável após subir mais de 20% em 2017, registrando uma das melhores performances na região. Um grande ponto de pressão foi a gigante do índice Samsung Electronics que caiu 2,5% após o chefe de fato do conglomerado testemunhar pela primeira vez em um julgamento sobre corrupção.

Para o mercado em geral na Coreia, a perspectiva de um maior imposto de renda corporativo e pessoal sob a nova liderança do país também está pesando sobre o sentimento dos investidores.

EUROPA: Os mercados europeus operam em ligeira baixa na manhã desta quinta-feira, com investidores monitorando novos relatórios trimestrais e reagindo ao rompimento da barreira dos 22.000 pontos pela primeira vez em 121 anos de história por parte do Dow Jones. O Stoxx Europe 600 abriu em baixa de 0,17% e opera em ligeira alta de 0,04%. O benchmark pan-europeu pode registrar seu segundo declínio consecutivo na quinta-feira, já que caiu 0,4% na quarta-feira.

As ações de petróleo, gás e telecomunicações registram as piores performance no pan-índice. As ações da refinaria de petróleo finlandesa NESTE afunda 6,46% após o lucro operacional da empresa cair de 282 milhões de euros no ano anterior para 236 milhões de euros  no primeiro semestre. Os analistas previam um lucro operacional de 244 milhões de euros.

Siemens cai 3,16% após a empresa anunciar queda nos pedidos no terceiro trimestre. O lucro líquido aumentou para € 1,46 bilhão de euros (US $ 1,73 bilhão), acima da estimativa de 1,36 bilhões de euros dos analistas. UniCredit dispara 5,05% após o maior banco da Itália em ativos dizer que o lucro líquido do segundo trimestre subiu para 945 milhões de euros (US $ 1,1 bilhão), auxiliado por taxas e comissões mais altas, além de menores provisões para empréstimos incobráveis.

No Reino Unido, o FTSE 100 abriu em queda pesada por ações ligadas às commodities, mas opera em ligeira alta com a recuperação de ações de varejistas, indústrias e finanças. Investidores esperam a "Super Quinta" do Banco da Inglaterra (a decisão de taxa de juros, o Relatório de Inflação de agosto e a minuta da reunião de política monetária). O índice de Londres fechou 0,1% menor na quarta-feira.

Analistas de mercado observam que em junho, o chefe do BOE disse estar preparado para aumentar as taxas de juros se a atividade comercial do Reino Unido aumentasse. Se tiver alguma mensagem similar na conferência de imprensa de hoje, este seria outro sinal para os touros entrarem em ação. Os investidores também analisam os números do setor de serviços, que representa cerca de 80% da atividade econômica britânica. O índice PMI de serviços da IHS Markit / CIPS para julho aumentou para 53,8, ante 53,4 em junho. Esperava-se chegar a 53,5 em julho, de acordo com uma pesquisa feita por economistas.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American sobe 0,7%, Antofagasta sobe 0,4% e Rio Tinto avança 0,8%. Em sentido contrário, BHP Billiton cai 0,4% e Glencore recua 0,1%. Destaque para Randgold Resources que salta 3,36% após a produtora sul africana de ouro dizer que está em curso para atender a maior demanda de produção de 2017  e que o lucro antes do lucro do segundo trimestre subiu para US $ 150,2 milhões.

EUA: Os futuros de ações dos EUA parece perder um pouco do apetite de ontem após o Dow ultrapassar os 22.000 pontos, o que pode significar um recuo técnico abaixo dos 20 mil, apenas um dia depois de atingir esse nível pela primeira vez em 121 anos.

Os investidores também acompanham outra rodada de resultados trimestrais, com Kellogg e Tesla entre os destaques. Novas leituras sobre reivindicações de desempregados, pedido às fabricas e um indicador de não fabricação também são susceptíveis de obter alguma atenção por parte do mercado.

Como esperado, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei na quarta-feira que impôs novas sanções à Rússia, Coreia do Norte e Irã.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
8h30 - Challenger Job Cuts (número de demissões corporativas);
9h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
10h45 - Final Services PMI (número final da pesquisa referente ao nível de atividade no setor de serviços nos Estados Unidos);
11h00 - ISM Non-Manufacturing PMI  (índice baseado em pesquisas com 400  empresas não industriais, em 60 setores em todo o país);
11h00 - Factory Orders (mede o volume de pedidos, feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis).

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,01%
SP500: -0,03%
NASDAQ: +0,12%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário