Veja Também

Veja Também

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 09/08/2017

ÁSIA: A maioria dos índices asiáticos fechou em baixa nesta quarta-feira com o aumento das tensões geopolíticas e após a inflação na China ficar aquém das expectativas do mercado.

As tensões geopolíticas aumentaram depois que o presidente Donald Trump advertiu a Coreia do Norte nesta terça-feira ao responder com "fogo e fúria" caso o país prossiga com suas ameaças aos Estados Unidos com o desenvolvimento de seu arsenal nuclear. Seus comentários vieram após um relatório do Washington Post dizendo que o estado eremita criou um Arma nuclear miniaturizada que poderia caber em seus mísseis. Antes do início das negociações, a mídia oficial norte coreana disse que Kim Jong Un ordenou que as forças militares estratégicas examinassem cuidadosamente um plano operacional para atacar a base militar dos EUA em Guam com mísseis.

A demanda por ativos de segurança como o ouro e o iene japonês aumentaram e os rendimentos do Tesouro dos EUA diminuíram após o comunicado.

O iene firmou contra o dólar, com as divisas caindo para 109,71 ienes no início da sessão. O dólar havia chegado até 110,37 ienes durante pregão ocidental. O Nikkei 225 do Japão caiu 1,29% e fechou em 19.738,71 pontos. Os ganhos em moeda corrente geralmente pressionam os mercados de ações do país.

Os preços do ouro também se fortaleceram. O ouro spot foi negociado a US $ 1.265,20 por onça, em comparação com os níveis de US $ 1.261 na sessão anterior. O metal amarelo havia recuado quando o dólar fechou durante o horário americano.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 1,1% para terminar a sessão em 2.368,39 pontos, enquanto o won também caiu em relação ao dólar.

A inflação na China permanece lenta, com os preços ao consumidor e os preços ao produtor em julho subindo um pouco menos do que o esperado. O CPI cresceu 1,4% nos 12 meses, após um aumento de 1,5% em junho, enquanto o PPI ganhou 5,5%, o mesmo que no mês anterior. Analistas entrevistados pela Reuters esperavam que a inflação ao consumidor permanecesse estável em relação à junho, a 1,5% em relação ao ano anterior, enquanto os preços ao produtor também deveriam permanecer estáveis em relação ao aumento de 5,5% de junho. Segundo analistas, esses números sugerem que a atividade econômica pode estar esfriando enquanto Pequim trabalha para reduzir os níveis da dívida. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,35%, enquanto os mercados do continente fecharam misturados: o Shanghai Composite caiu 0,19%, enquanto o Shenzhen Composite reverteu perdas anteriores para subir 0,34%.

Ainda na China, o alumínio atingiu um pico de dois anos e meio acima de US $ 2000 a tonelada, devido preocupações crescentes com os cortes da oferta do principal produtor da China e uma avaliação positiva das perspectivas de crescimento da demanda na China. A província chinesa de Shandong ordenou que 3,21 milhões de toneladas da capacidade de fundição seja fechada, mais do que o esperado anteriormente, enquanto Pequim intensifica os esforços para reduzir a poluição em suas inchadas indústrias pesadas. A China no início deste ano ordenou que produtores de aço e alumínio em 28 cidades reduzissem a produção durante o inverno enquanto luta contra a poluição atmosférica.

O índice de referência S & P / ASX 200 da Austrália recuperou da queda de ontem e foi na contramão de seus pares regionais, subindo 0,38%, em 5.765,7 pontos, impulsionado por ganhos em seus subíndice financeiro fortemente ponderado, sustentado por um início positivo da temporada de lucros para os maiores bancos do país. Commonwealth Bank, cujas ações enfrentaram pressões nos últimos dias devido possíveis ações do governo contra ela, aumentaram 1,2% à medida que os ganhos  para o ano fiscal melhoraram do que o esperado. Suas ações valorizaram 0,57%.

Os recentes dados econômicos positivos da China deram aos investidores, apoio aos gigantes dos recursos, apesar de um ligeiro mergulho no preço do minério de ferro: BHP Billiton e Rio Tinto fecharam em alta de 0,6 e 0,9%, respectivamente. 

A moeda local afundou para uma baixa de três semanas, seguindo dados de inflação chineses mais suaves do que o esperado e o sentimento do investidor em agosto ficar em uma baixa de mais de um ano. 

O mercado de Cingapura foi fechado para o feriado do dia nacional.

EUROPA: Mercados europeus operam em baixa acentuada nesta quarta-feira à medida que aumentam as tensões entre os EUA e a Coreia do Norte, depois que o líder norte coreano Kim Jong Un fez uma ameaça explícita de atacar a base militar dos EUA em Guam. 

DAX 30 da Alemanha e o índice CAC 40 da França recuam mais de 1% e esses movimentos contribuem para uma perda de 0,7% para o Stoxx Europe 600 e segue em curso para a maior queda percentual em quase duas semanas.  Nenhum setor do Stoxx 600 se move para cima e os setores financeiros, materiais básicos e industrial lideram as perdas.

Com o aumento das tensões nucleares entre os EUA e a Coreia do Norte, diminui o apetite por ativos de risco (ações, commodities industriais) em favor de refúgios tradicionais (ouro, prata, títulos do tesouro dos EUA, iene japonês, franco suíço). Um salto de mais de 1% no franco suíço relação ao dólar pressiona as ações suíças, puxando o SMI abaixo de 1,3%.

O euro cai para $ 1,1732, abaixo de US $ 1,1752 visto no final de quarta-feira em Nova York.

No Reino Unido, o FTSE 100 opera em baixa de 0,75%, após o benchmark de Londres subir 0,1% na terça-feira e marcar o seu maior fechamento desde o 2 de junho. Também negociou brevemente acima de seu maior fechamento de todos os tempos, em 7.547,63 pontos, atingido no final de maio. Entre os poucos destaques positivos, a produtora de ouro Randgold Resources sobe 2,44% e Fresnillo avança 2,58%. Entre outras mineradoras, Anglo American cai 0,9%, Antofagasta cai 0,5%, BHP Billiton recua 1,4%, Glencore e Rio Tinto operam em baixa de 0,7%.

Um carro atropelou uma patrulha antiterrorista formada por 16 agentes, que busca combater ataques extremistas e atua no país desde os atentados de 2015, deixando seis feridos nesta quarta-feira, em Levallois Perret, perto de Paris, França. A administração municipal informou que a policia está em busca do motorista de uma BMW preta e por enquanto não descartam nenhuma hipótese. Dois dos feridos foram internados em estado grave no hospital militar Percy, em Clamart. O incidente aconteceu por volta das 8h30 local (3h30 de Brasília) perto da Câmara Municipal de Levallois Perret, na periferia oeste de Paris. 

EUA: Os futuros de ações dos Estados Unidos apontaram para um declínio na abertura da sessão desta quarta-feira, com analistas culpando a escalada das tensões após a Coreia do Norte ameaçar nesta quarta-feira atacar a base militar dos EUA em Guam, depois que o presidente Donald Trump disse que responderia com "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se o país asiático não interrompe suas ameaças na terça-feira a tarde. Na terça-feira, o S & P 500, DJIA e Nasdaq Composite recuaram, 0,2% , terminando perto das mínimas da sessão após a dura ameaça de Trump sobre a nação asiática isolada.

Walt Disney cai 3,46% no pré-market após a gigante de mídia anunciar no final da terça-feira, planos para encerrar seu acordo de distribuição com Netflix e lançar seus próprios serviços de transmissão ESPN e Disney. As ações da gigante de streaming Netflix cai 3,6% no pré-market. A varejista Office Depot, a fabricante de medicamentos Mylan e cadeia de fast-food Wendy's estão entre as empresas que devem publicar seus balanços antes do sino de abertura dos mercados.

um relatório sobre os custos de produtividade e mão-de-obra do segundo trimestre está programado para ser divulgado às 9h30 da manhã, com economistas prevendo um crescimento de 0,6% e 1,1%, respectivamente. Às 11h00, um índice de junho para estoques de atacado deve ser divulgado e as 11h30 será divulgado os estoques de petróleo dos EUA. Entre as autoridades do Federal Reserve, o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, deve conversar com repórteres sobre a economia e a política monetária às 14h00.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Prelim Nonfarm Productivity (mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária);
9h30 - Prelim Unit Labor Costs (mede a variação no custo total do emprego);
11h00 - Wholesale Inventories (dados de vendas e estoques no atacado americano).
11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,15%
SP500: -0,24%
NASDAQ: -0,21%
OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário